Governo do Distrito Federal
8/11/22 às 15h41 - Atualizado em 10/11/22 às 15h28

COMPARTILHAR

 

 

Novembro Azul reforça os cuidados com a saúde masculina

 

A campanha mundial Novembro Azul tem como objetivo conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata.

 

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela. O câncer de próstata é o mais comum entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele.

 

Além do alerta sobre a doença, a iniciativa também quer enfatizar a necessidade de cuidar do corpo e da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, evitar o tabagismo, praticar sexo seguro e cuidar da saúde mental.

 

Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência: verificação da pressão arterial, hemograma completo, dosagem da glicemia, dosagem do colesterol, testes de urina, atualização da carteira vacinal, verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).

 

E, ainda:

 

Exame da próstata: Por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura.

 

Fazer check-up regular: Fazer um check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Em todas as faixas etárias o urologista deve ser consultado.

 

Cuidar da saúde mental: Diversos fatores podem causar um desequilíbrio emocional, como responsabilidades familiares, frustrações financeiras e problemas no trabalho. É preciso entender que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e que o tratamento é necessário.

 

Com informações do Ministério da Saúde.

 

Para saber mais sobre o câncer de próstata, acesse, no botão abaixo, a cartilha do Inca – “Câncer de próstata: vamos falar sobre isso? ”.
LINK: https://www.inca.gov.br/publicacoes/cartilhas/cancer-de-prostata-vamos-falar-sobre-isso

Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

INAS

SCS Setor Comercial Sul - Quadra 09, Loja 15 (Térreo), Edifício Parque Cidade Corporate. Asa sul - Brasília/DF. CEP: 70308-200