Governo do Distrito Federal
23/11/22 às 18h50 - Atualizado em 23/11/22 às 18h50

COMPARTILHAR

 

Dia mundial do Diabetes: educação para proteger o amanhã

 

Em 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. O objetivo dessa data, instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1991, é alertar as pessoas para os perigos da doença, que hoje afeta mais de 13 milhões de pessoas no Brasil, o que representa 6,9% da população.

 

O tema deste ano, “Educação para proteger o amanhã”, concentra-se em destacar a necessidade de melhor acesso à educação de qualidade, para profissionais de saúde e pessoas que vivem com a doença.  A escolha do tema é um apelo aos formuladores de políticas públicas para que aumentem o acesso à educação sobre diabetes como um meio para ajudar a melhorar a vida de mais de meio bilhão de pessoas que vivem com a doença em todo o mundo. Em 2021, o número de mortes causadas pelo diabetes chegou a 6,7 milhões.

 

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou pela má absorção da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas com a função de quebrar as moléculas de glicose transformando-as em energia para a manutenção das células do organismo. Sua falta provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes, que se caracteriza por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

 

O aumento dos níveis de glicemia pode levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

 

Confira as repostas para as dúvidas mais comuns relacionadas à doença, formas de prevenção e tratamento: https://tinyurl.com/ycayu4ns

Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

INAS

SCS Setor Comercial Sul - Quadra 09, Loja 15 (Térreo), Edifício Parque Cidade Corporate. Asa sul - Brasília/DF. CEP: 70308-200