Governo do Distrito Federal
5/12/22 às 12h38 - Atualizado em 17/01/23 às 10h09

Solidariedade: uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas

COMPARTILHAR

 

 

O mês de novembro foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar a doação voluntária de sangue e a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) decidiu aproveitar esse momento e o período do final de ano para sensibilizar a população do Distrito Federal e ressaltar a importância desse ato solidário que salva muitas vidas. De acordo com informações da entidade, dependendo do componente necessário das amostras coletadas, cada doação pode salvar até quatro pessoas.

 

A participação da população de forma constante é essencial para manter os estoques do Hemocentro nos níveis considerados seguros. De acordo com a Agência Brasília, entre 1º de janeiro e 30 de setembro, foram 39.538 doações, no total. A média de 169 doações de sangue por dia tem sido suficiente para alcançar os níveis de segurança e o abastecimento integral da rede pública de saúde – porém, historicamente, o período de agosto a novembro apresenta queda no número de doações. Assim, o Hemocentro alerta que é importante manter a média apresentada no primeiro semestre de 2022.

 

Como doar

 

A doação de sangue é um processo que leva até 90 minutos, desde o cadastro até o lanche pós-coleta. Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente deve consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue. Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas. Já quem teve covid-19 deve aguardar dez dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequela.

 

Para obter mais informações e agendar sua doação acesse:
https://www.fhb.df.gov.br/

Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

INAS

SCS Setor Comercial Sul - Quadra 09, Loja 15 (Térreo), Edifício Parque Cidade Corporate. Asa sul - Brasília/DF. CEP: 70308-200