Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/06/23 às 13h14 - Atualizado em 11/09/23 às 10h56

JUNHO VERMELHO

COMPARTILHAR

O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes com risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. É vital para o tratamento de feridos durante emergências de todos os tipos e tem um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais. Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasma) e, assim, pode beneficiar vários pacientes com apenas uma unidade coletada.

 

Um suprimento adequado de sangue só pode ser garantido através de doações regulares e voluntárias. Por isso, a Assembleia Mundial da Saúde, em 2005, designou um dia especial para agradecer aos doadores e incentivar mais pessoas a doar sangue livremente. A data de 14 de junho foi instituída em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.

 

Além desse dia específico, todo o mês é dedicado à conscientização sobre a necessidade de sangue seguro, período conhecido como “Junho Vermelho”. Em Brasília, o GDF, por meio da Sequali/Sefaz e do Hemocentro, realiza a Campanha de doação “Sangue é Vida”, que começa hoje e vai até o dia 14 de julho. Uma ótima oportunidade para todos que puderem se tornarem salvadores de vidas, oferecendo-se voluntariamente para doar sangue de modo regular.

 

Você encontra as informações completas no link: https://www.fhb.df.gov.br/

Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

INAS

SCS Setor Comercial Sul - Quadra 09, loja 15 (1º subsolo). Edifício Parque Cidade Corporate. Asa sul - Brasília. CEP: 70.308-200