Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/04/23 às 15h14 - Atualizado em 2/04/24 às 10h27

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – LAI

COMPARTILHAR

A transparência nos gastos públicos é uma das principais armas no combate à corrupção e um elemento importante para uma gestão eficiente e equilibrada, tanto para o governo federal como para os governos estaduais e o Distrito Federal. Um instrumento central nesta tarefa, no nosso caso, é o Portal da Transparência do DF, que garante a participação da sociedade no controle da aplicação dos recursos públicos. Nele estão disponíveis informações sobre a execução orçamentária e financeira, receitas, despesas, dados sobre os servidores, além de compras, convênios, prestações de contas, orçamentos e patrimônios dos órgãos públicos do DF.

 

Para acessar o Portal não é necessário qualquer tipo de identificação ou senha. É possível navegar livremente, visualizando, consultando e exportando os dados disponíveis. Por meio dele é possível saber quanto o DF arrecada de multas de trânsito e impostos, o que – e com que – cada órgão gasta seus recursos e o orçamento de leis como a de Diretrizes Orçamentárias.

 

GDF Saúde em números

Os dados do GDF Saúde estão disponibilizados no Portal da Transparência do DF e no site do INAS, atendendo à Lei da Transparência, a Lei de Acesso à Informação e a determinação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). Na seção “Prestando Contas” do menu principal do Portal, por exemplo, existe a aba “GDF em Números” com informações sobre o número total de beneficiários ativos, divididos também entre titulares e dependentes.

 

Ainda é possível consultar os quantitativos referentes aos credenciados cadastrados, o número total e os valores separados por categorias: hospitais, clínicas, laboratórios, cooperativas e associações. E também acessar uma relação com os beneficiários ativos por órgão do GDF e uma lista com os credenciados diretos. As informações são atualizadas mensalmente.

 

Para a Coordenadora de Governança e Compliance do INAS, Jaqueline Portes, a “transparência” permite divulgar para a população as informações do GDF Saúde e mostrar aos cidadãos que os recursos públicos estão sendo utilizados da forma correta. “Quanto mais transparente formos, mais o INAS se fortalece, gera confiança e credibilidade junto os beneficiários, rede credenciada e o próprio governo, demonstrando uma boa gestão do plano”.

 

GDF Saúde em Números 

 

Portal da Transparência do DF 

Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

INAS

SCS Setor Comercial Sul - Quadra 09, loja 15 (1º subsolo). Edifício Parque Cidade Corporate. Asa sul - Brasília. CEP: 70.308-200