Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC é um importante instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, que visa a atender às necessidades finalísticas de uma instituição por um período determinando.

O PDTIC exerce um papel tático dentro da organização, observando os princípios da racionalização, padronização, uniformidade e economicidade. Guarda harmonia com os norteadores estratégicos institucionais, tais como o PPA, o PEDF, o PEI etc.

Do ponto de vista do ordenamento legal, o PDTIC assumiu um papel mais relevante com o advento do Decreto nº 40.015, de 14 de agosto de 2019, que estabelece, entre outras disposições, a obrigatoriedade aos órgãos e entidades que compõem a Administração Direta e Indireta do Distrito Federal de elaborarem e publicarem seus respectivos planos diretores como condição necessária para as contratações de bens e serviços de TIC.